HVU registra primeiro atendimento do ano a animal vítima de queimadura

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) atendeu, no dia 20 de julho, um teiú (Tupinambis sp.) com queimaduras nas patas e na cauda. O réptil foi resgatado pelo 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em uma área urbana de Uberaba, onde haviam sido registradas queimadas recentes. Este é o primeiro caso de animal silvestre com queimaduras que chega ao hospital em 2025.
“O teiú está em tratamento no setor de Animais Silvestres do HVU, sob os cuidados de uma equipe composta por médicos-veterinários e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro. As lesões estão sendo tratadas e, após recuperação, o animal será reintroduzido ao seu habitat natural”, explica o professor Cláudio Yudi, médico-veterinário responsável pelo setor.

O alerta do médico-veterinário é claro: “Evite acender fogo em áreas urbanas ou rurais, mesmo para limpeza ou preparo de terrenos. Ao identificar animais queimados ou em situação de risco, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar. O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) dispõe de estrutura adequada e de uma equipe especializada para o atendimento, tratamento clínico e reabilitação de animais silvestres vítimas de queimaduras”.
Em 2024, o HVU recebeu apenas dois animais queimados– um periquito e um ouriço – ambos oriundos da região de Uberaba. Infelizmente, os dois vieram a óbito.
Clique aqui e acompanhe a rotina de atendimento do Hospital Veterinário da Uniube (HVU).