HVU encaminha 19 animais silvestres ao CETRAS e encerra 2025 com 462 reabilitações

O Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Uniube (HVU) realizou, nesta segunda-feira, 22, o último encaminhamento de 2025 ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) de Patos de Minas. Ao todo, 19 animais seguiram para a unidade, sendo 10 aves, 5 mamíferos e 4 répteis.
Com a nova remessa, o HVU encerra o ano com 462 animais silvestres encaminhados para reabilitação ao longo de 2025. Antes do transporte, todos passaram por avaliação clínica, estabilização e cuidados veterinários, em um trabalho integrado que envolveu diferentes setores do hospital.
A equipe do Setor de Animais Silvestres, formada por aprimorandos, preceptores e alunos — atuou em colaboração com o Setor de Cirurgia, o Laboratório de Análises Clínicas, a Patologia e o Laboratório de Diagnóstico por Imagem, que contribuíram com procedimentos cirúrgicos, exames laboratoriais e diagnósticos complementares. Além disso, estudantes de Medicina Veterinária da Universidade do Agro participaram das atividades, vivenciando a rotina de reabilitação e contribuindo diretamente para o bem-estar dos animais atendidos.

“Encerrar 2025 com 462 animais reabilitados e encaminhados é motivo de grande satisfação. Cada um deles representa uma história de resgate e uma esperança de retorno ao seu habitat. No CETRAS, esses animais seguirão em reabilitação e avaliação comportamental, para garantir uma soltura segura e bem-sucedida em áreas de preservação. Além disso, a colaboração contínua entre o HVU, o IEF, a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros Militar e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais segue sendo um modelo de gestão para a conservação da biodiversidade regional, aliando a formação acadêmica de excelência à prestação de um serviço inestimável ao ecossistema”, comemora o médico-veterinário responsável pelo setor de Animais Silvestres do HVU, Cláudio Yudi.