HVU recebe 13 galos de rinha apreendidos em Uberaba

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) prestou apoio técnico na avaliação e no acolhimento de 13 galos adultos apreendidos em Uberaba, no dia 8 de dezembro, em uma ocorrência com indícios de maus-tratos e prática de rinha. Todos os animais apresentavam lesões compatíveis com ferimentos provocados por brigas.
A presença dessas lesões, associada à remoção ou redução de crista e barbela, sugere a preparação das aves para combate. Além disso, os galos foram encontrados em recintos inadequados, com restrição de espaço, o que impossibilitava comportamentos naturais, como correr e empoleirar-se.
“Rinhas de galo são proibidas por lei, e quem participa, organiza ou promove esse tipo de evento está sujeito às sanções previstas na legislação. Essas aves estão agora sob cuidados do HVU, onde receberão atendimento clínico. A população pode e deve colaborar denunciando qualquer indício de rinha. Os 13 galos serão encaminhados a um centro de ressocialização em Formiga (MG), para continuidade dos cuidados e início do processo de recuperação, com foco na melhoria do bem-estar”, explica o médico-veterinário responsável pelo setor de Animais Silvestres do HVU, Cláudio Yudi Kanayama.