HVU recebe tamanduá-mirim jovem com suspeita de atropelamento
O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu, no dia 10 de junho, um tamanduá-mirim macho, jovem, com suspeita de atropelamento. O animal foi encontrado caído às margens de uma rodovia e encaminhado ao hospital, em Uberaba, onde passou por avaliação clínica e recebeu os primeiros atendimentos emergenciais. No momento da chegada, o tamanduá apresentava ausência de movimentos e reflexos motores, além de comprometimento neurológico. Exames iniciais indicaram um quadro de traumatismo crânioencefálico.

“Iniciamos imediatamente um protocolo medicamentoso para tratar o quadro neurológico, e, em seguida, realizamos um exame de raio-X para investigar a ausência de movimentação nos membros pélvicos. O exame revelou uma fissura na região da coluna vertebral. A partir disso, iniciamos um novo protocolo de suporte clínico e fisioterapias leves, incluindo caminhadas diárias, com o objetivo de estimular a mobilidade e fortalecer a musculatura dos membros afetados”, explica a médica-veterinária e residente do setor de Animais Silvestres do HVU, Rebeca Alves de Oliveira.

Após 22 dias de cuidados intensivos, o animal apresenta significativa evolução clínica. “Hoje ele está muito mais ativo, já consegue caminhar sozinho e até escalar parcialmente árvores. Está mais responsivo, demonstrando comportamentos naturais da espécie, o que é um excelente indicativo de recuperação. Assim que concluir o tratamento, será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS), onde passará por avaliação final e poderá ser reintegrado ao seu habitat”, finaliza Rebeca.