HVU recebe quatro filhotes de tucano resgatados em Uberaba

O Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu, na última segunda-feira (10), quatro filhotes de tucano. Três deles pertencem à espécie Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus), resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Uberaba, e um é da espécie Tucano-Toco (Ramphastos toco), resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Uberaba.
Estima-se que todos tenham entre 30 e 35 dias de vida. Os filhotes encontram-se sob cuidados clínicos e manejo comportamental especializado, realizados por médicos-veterinários, aprimorandos e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro.
“As espécies Tucano-de-Bico-Verde e Tucano-Toco exercem relevante função ecológica em ambientes como os do Cerrado e em áreas de transição no Triângulo Mineiro. Alimentam-se predominantemente de frutos, além de insetos e pequenos vertebrados, atuando como importantes dispersoras de sementes. Essa função ecológica favorece a regeneração da vegetação nativa e a conectividade entre fragmentos florestais, processos vitais para a manutenção da biodiversidade e da saúde dos ecossistemas do Cerrado”, explica o médico-veterinário responsável pelo Setor de Animais Silvestres do HVU, professor Cláudio Yudi.

O HVU reforça seu papel como referência regional no atendimento à fauna silvestre, integrando ensino, pesquisa e extensão. A parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros Militar, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) possibilita o resgate, tratamento e reabilitação de espécies nativas em situação de vulnerabilidade, com vistas à reintrodução segura na natureza.