HVU recebe aves silvestres apreendidas para avaliação veterinária

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) recebeu, na última semana, 91 aves silvestres apreendidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente durante uma operação de fiscalização em Uberaba (MG). Entre os animais estavam 85 canários-da-terra, 2 pássaros-pretos, 1 curió e 3 coleirinhos, todos sem anilhas de identificação e mantidos em gaiolas sujas e superlotadas, o que caracteriza maus-tratos.
“As aves passaram por avaliação da equipe do Setor de Animais Silvestres e, apesar das condições em que foram apreendidas, estão em bom estado de saúde, com plumagem íntegra e comportamento ativo. Após os cuidados, serão soltas em uma área de Cerrado — bioma de origem dessas espécies.

Infelizmente, os canários-da-terra ainda são utilizados ilegalmente em rinhas e competições de canto, o que configura crime de maus-tratos e causa grande sofrimento às aves. Esses casos mostram que esse tipo de prática ainda ocorre em nossa cidade, e é fundamental que a população denuncie à Polícia Militar de Meio Ambiente sempre que suspeitar desse tipo de crime”, alerta o médico-veterinário Cláudio Yudi, responsável pelo Setor de Animais Silvestres do HVU.