HVU acompanha operação de apreensão de pássaros em Uberaba

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) prestou apoio técnico na avaliação e acolhimento de 122 pássaros silvestres e exóticos apreendidos durante uma operação contra o tráfico de fauna, realizada no último sábado (25), em Uberaba (MG). As aves eram mantidas em condições inadequadas, com indícios de maus-tratos, falta de higiene e superlotação.
Do total apreendido, 122 canários-peruanos — espécie exótica — foram encaminhados ao setor de Animais Silvestres do HVU, onde recebem acompanhamento clínico, alimentação adequada e monitoramento contínuo até que possam ser destinados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), sob responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Outros 22 canários-da-terra — que estavam em boas condições, foram imediatamente devolvidos à natureza, conforme critérios técnicos de bem-estar animal.

Durante a vistoria, as equipes também encontraram gaiolas adaptadas para rinhas de pássaros, evidenciando práticas ilegais e situações de crueldade, configuradas como crime ambiental pela legislação federal.
“É fundamental que a população participe ativamente no combate ao tráfico e aos maus-tratos de animais silvestres. Cada denúncia feita aos órgãos competentes, como a Polícia Militar de Meio Ambiente, representa uma chance real de salvar vidas e preservar a nossa biodiversidade. O tráfico de fauna é uma prática que causa sofrimento e desequilíbrio ambiental — e só com o apoio da sociedade poderemos interromper esse ciclo”, destaca o médico-veterinário responsável pelo setor de Animais Silvestres do HVU, Cláudio Yudi Kanayama.

A ação reforça o papel do HVU como referência regional no atendimento, recuperação e reabilitação de fauna silvestre, além de sua contribuição direta para o combate ao tráfico de animais e à promoção do bem-estar animal no Triângulo Mineiro.