Aluno de Medicina Veterinária idealiza campeonato de LoL que movimentou o campus aeroporto
O universo dos e-sports ganhou espaço na Uniube com a realização do 1º Torneio Universitário de E-Sports (TUESU), dedicado ao League of Legends (LoL). A iniciativa nasceu a partir da vivência do aluno do 3º período de Medicina Veterinária da Universidade do Agro, Paulo Ricardo de Sousa, que já participou de competições profissionais e mantém forte ligação com a comunidade do jogo. Ao perceber o potencial de engajamento entre universitários, ele decidiu transformar a ideia em um campeonato oficial dentro da universidade, reunindo estudantes e fortalecendo a integração no ambiente acadêmico.
“Desde pequeno, sempre tive muita proximidade e um grande gosto por jogos, principalmente pelo League of Legends, que foi o foco do campeonato. Ainda no ensino médio, participei de diversos torneios profissionais de LoL. Quando entrei na Universidade do Agro | Uniube, percebi que a universidade ainda não tinha realizado uma competição nesse formato, mesmo com o crescimento constante dos e-sports. Foi então que pensei: “Por que não criar um torneio aqui? Tenho certeza de que muita gente joga”. Assim, nasceu a ideia do Torneio Universitário de E-Sports Uniube (TUESU). Elaborei um projeto com as regras, o plano de divulgação, a estrutura necessária e a premiação, e apresentei à reitora Heliodora, que aprovou a proposta e me orientou sobre os próximos passos”, conta o aluno do 3º período de Medicina Veterinária da Universidade do Agro, Paulo Ricardo de Sousa.
De acordo com Paulo, no início, o processo foi burocrático e exigiu diversas reuniões para alinhar detalhes. “Ainda assim, fui muito bem recebido, ouvido e apoiado durante toda a organização. Com a abertura das inscrições, a execução se tornou mais fluida, e a receptividade dos participantes ajudou a viabilizar a realização do campeonato. As competições de e-sports desenvolvem habilidades como trabalho em equipe, comunicação, raciocínio lógico, competitividade e tomada de decisões rápidas, especialmente por se tratar de um jogo estratégico. Esses pontos têm relação direta com a formação do médico-veterinário, que atua em equipe e precisa de agilidade e segurança para decidir em diferentes situações”, explica.
“No formato presencial, o evento foi um sucesso. A infraestrutura da Uniube atendeu bem jogadores e público, e o clima foi de envolvimento e diversão ao longo das partidas. A equipe campeã desta primeira edição foi o time Agiotas, formado por estudantes e por um colaborador da Uniube. E a segunda edição do TUESU já é uma realidade. A próxima edição será ainda maior e mais estruturada do que a primeira. O plano é ampliar a divulgação ao máximo, alcançando toda a cidade de Uberaba e, também, municípios vizinhos. A previsão é reunir cerca de 150 a 200 jogadores, muitos deles estudantes do ensino médio em fase de ingresso na graduação. Com isso, a Uniube amplia o diálogo com o público jovem, fortalece sua presença institucional e pode atrair futuros universitários”, finaliza.
O gestor dos cursos presenciais de Segurança da Informação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, e Ciência da Computação da Uniube, Luiz Paiva, destaca que a competição foi um grande sucesso e diz que além dos alunos da Universidade, havia outros participantes da comunidade.
"Eles tiveram a oportunidade de conhecer nossa estrutura e também alguns dos professores dos cursos de Tecnologia da Informação. Aproveitamos o evento para anunciar o lançamento de mais cursos de graduação na área de TI para 2026, como Bacharelado em Engenharia de Software e curso superior de Tecnologia em Segurança da Informação, que estão com as inscrições abertas", finaliza.