Alunos de Medicina Veterinária participam de seminário sobre empreendedorismo e internacionalização

Encontro foi promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo em parceria com o Escritório de Relações Internacionais da Universidade
Alunos dos cursos de Administração, Medicina Veterinária e Gestão do Agronegócio da Uniube participaram de um seminário sobre empreendedorismo e internacionalização do ensino realizado no último dia 4 de dezembro.
Os alunos integram o projeto de extensão Empreendedorismo e Internacionalização do Ensino, do Núcleo de Empreendedorismo da Uniube (NEU), e são das disciplinas de Comportamento Empreendedor e Empreendedorismo e Novos Negócios.
O seminário foi promovido em parceria com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Uniube, e teve como palestrante a assistente de relações internacionais da Universidade, Ranyelle Costa Andrade.
Graduada em Administração pela Uniube e com vivências em outros países proporcionadas pelo ensino superior, Andrade explica que abordou no encontro com os alunos, tanto o processo de internacionalização quanto o empreendedorismo, e também diz que durante a palestra explorou como as experiências internacionais podem ampliar a formação acadêmica.

"É a primeira vez que conduzo um seminário desse tipo. Apesar de já ter participado de outras atividades de internacionalização e eventos acadêmicos, foi a primeira vez que pude liderar uma fala estruturada sobre minha experiência para um grupo de estudantes. Fiquei muito feliz com a oportunidade e com a interação da turma", comenta.
O coordenador do ERI, Leonardo Campos de Assis, que também é membro da Comissão de Relações Internacionais (CORI) da Uniube, diz que a intenção é fazer com que iniciativas desse tipo se tornem contínuas e cheguem a mais alunos de outros cursos da Universidade.
"Em uma realidade cada vez mais conectada globalmente e com tecnologia que rompe fronteiras para o exercício profissional, as oportunidades estão em vários países. Empreender e inovar nesse ambiente internacionalizado é um diferencial na formação acadêmica para potencializar o desempenho no mercado de trabalho", afirma Assis.
A professora e coordenadora do NEU, Fabiana Silva Borges, reforça que o objetivo do encontro foi gerar um espaço de aprendizagem e troca de experiências na área de empreendedorismo, com foco na internacionalização da educação e na inovação acadêmica.
"A globalização e os avanços tecnológicos ampliaram a necessidade de profissionais com visão estratégica, competências globais e vivências multiculturais. Nesse contexto, o seminário busca inserir os alunos da Uniube em um ambiente de reflexão e prática, oferecendo experiências inspiradoras e divulgando oportunidades de bolsas e programas de intercâmbio", finaliza.
O NEU
Coordenado pela professora Fabiana Silva Borges, o Núcleo de Empreendedorismo da Uniube (NEU) é um projeto institucional que visa ativar a cultura empreendedora nos alunos da Universidade, capacitando e apoiando iniciativas a favor de soluções e oportunidades que integrem as comunidades acadêmicas e sociais.
Vander Souza