Universidade do Agro marca presença na 3ª edição do CXMA

A Universidade do Agro participou da 3ª edição do Conexão Mulheres do Agro (CXMA), realizada no dia 23 de agosto, em Patos de Minas (MG). O evento tem como propósito celebrar e fortalecer a presença feminina no agronegócio, promovendo experiências enriquecedoras, oportunidades de negócios e parcerias duradouras. Nesta edição, a organização trouxe um novo formato, voltado para a oferta de conteúdos relevantes, vivências transformadoras e estímulo à criação de conexões estratégicas dentro do setor.

“Nossa participação foi muito significativa e relevante. Esse tipo de evento integra diretamente o nosso projeto de ensino dual, que busca levar os alunos para experiências práticas em diferentes contextos — não apenas em congressos, feiras agropecuárias ou eventos do setor, mas também em encontros voltados especialmente para as mulheres. Isso reforça que a Universidade do Agro | Uniube está conectada a essas pautas e valoriza a presença de seus alunos nesses espaços, seja em nosso estande, participando das palestras ou em momentos de networking”, avalia a gestora do curso de Zootecnia EaD da Universidade do Agro, Hellen Sabino.
De acordo com Hellen, em Patos de Minas houve uma procura intensa no nosso estande da Universidade desde o início. “A movimentação foi grande, nossa roleta interativa despertou curiosidade e gerou momentos de descontração. Muitos visitantes se mostraram interessados em conhecer a Universidade, e aproveitamos para realizar cadastros de leads, vinculados a um sorteio de tablet. Nossos brindes, como canecas e chaveiros na cor rosa — símbolo do feminino , também chamaram bastante atenção. Essa interação reforçou nossa conexão com o público e destacou a força da Universidade do Agro nos eventos regionais”.
Hellen entrou na universidade em 1998 e se formou em 2003, e avalia a evolução significativa do papel da mulher no agro. “Naquela época, o espaço feminino ainda era limitado, mas já começava a surgir um movimento de valorização. As mulheres, por sua característica de cuidado, organização e disciplina, começaram a se destacar em diversas funções. Ainda assim, enfrentávamos desigualdades salariais e barreiras em cargos de liderança. Com o tempo, e por meio de capacitação e desenvolvimento de competências, conquistamos espaço em posições de gestão, planejamento e liderança, tanto no campo quanto nas agroindústrias. Hoje, as mulheres competem de igual para igual em processos seletivos, muitas vezes se destacando pela postura ética, pela transparência e pelo reconhecimento de seu próprio potencial”, enaltece.

“Ver a Universidade do Agro representada por tantas mulheres — professoras, gestoras, colaboradoras e, principalmente, alunas, é motivo de orgulho. Participar de eventos voltados para o público feminino fortalece ainda mais essa trajetória, pois contribui para o desenvolvimento de novas competências e amplia nossas perspectivas. Esses espaços agregam valor à formação técnica e humana, preparando-nos para atuar com ainda mais confiança e protagonismo no agronegócio”, finaliza a gestora.