Universidade do Agro de Uberlândia celebra o Dia do Engenheiro Agrônomo com palestra sobre futuro e oportunidades da profissão

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, a Universidade do Agro de Uberlândia promoveu, nesta semana, palestras para os alunos do turno da manhã e noite, com o tema “Construindo futuros: onde o Engenheiro Agrônomo pode chegar”. O evento aconteceu no Campus Vila Gávea e reuniu estudantes, professores e profissionais do setor para refletir sobre os rumos e as possibilidades de atuação no agronegócio brasileiro.
Os convidados foram Maurício Sanches, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Syngenta Seeds, e Diego Carvalho, Analista de Inovação e Negócios da Embrapa e fundador da Aliança pela Inovação no Agro (AIA).
Durante sua fala, Maurício compartilhou sua trajetória profissional, desde o ingresso no curso de Agronomia em 2008 até os desafios atuais no setor. Ele destacou a importância de iniciativas como a da Universidade do Agro para aproximar estudantes e instituições públicas e privadas. “Esses momentos fortalecem o aprendizado e despertam o interesse dos alunos pelas diversas possibilidades do agronegócio. São verdadeiros treinamentos que preparam os futuros engenheiros agrônomos para o mercado de trabalho”, ressaltou.
Já Diego Carvalho abordou as transformações do setor e a transição do Agro 4.0 para o Agro 5.0, destacando o papel humano na nova era do agronegócio. “A profissão de agrônomo é ampla e dinâmica. Vai muito além da produção agrícola, envolve gestão, inovação e planejamento. É gratificante poder dialogar com quem será profissional dessa nova fase do agro brasileiro”, afirmou.

A gestora do curso de Agronomia da Universidade do Agro de Uberlândia , Juliana Santos, reforçou o valor das atividades extracurriculares como complemento essencial à formação acadêmica. “Ter esse contato direto com profissionais atuantes no mercado é uma ótima oportunidade. O evento proporcionou aos alunos uma visão abrangente sobre as carreiras possíveis, tanto no setor público quanto no privado”, destacou.
Juliana também comemorou a primeira edição do evento, que contou com grande participação dos estudantes. “Os alunos se mostraram engajados e curiosos, e os palestrantes elogiaram o interesse e a interação da turma. Esse retorno positivo reforça a importância de mantermos espaços de troca e aprendizado como esse.”
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia