Alunos da Medicina Veterinária de Uberlândia participam de Dia de Campo sobre avanços genéticos do rebanho Nelore
Alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro de Uberlândia participaram, no último sábado (25), de um Dia de Campo voltado à apresentação dos avanços genéticos do rebanho Nelore UFU, desenvolvido ao longo de 15 anos de pesquisas. O evento aconteceu na Fazenda Experimental Capim Branco, reunindo professores, criadores parceiros e estudantes das áreas ligadas às ciências agrárias.
Durante o encontro, os participantes acompanharam palestras sobre as principais características utilizadas nos programas de melhoramento genético, entenderam os critérios de avaliação e receberam orientações práticas sobre o manejo reprodutivo de machos e fêmeas, com destaque para a importância da estação de monta.
A programação também incluiu a apresentação do sistema GrowSafe, tecnologia que monitora a ingestão de matéria seca em bovinos de corte e possibilita mensurar a eficiência alimentar dos animais. A demonstração prática mostrou como os dados são coletados e aplicados nas pesquisas, reforçando o impacto da inovação no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos rebanhos.
De acordo com a professora Mariana Mundim, a atividade teve grande importância para a formação prática dos estudantes. “O Dia de Campo proporciona uma vivência fundamental, pois permite aos alunos compreenderem, na prática, como o conhecimento científico é aplicado no campo. Esse tipo de experiência reforça a integração entre ensino, pesquisa e extensão, aproximando a universidade do setor produtivo e preparando profissionais mais qualificados para o futuro do agronegócio”, ressaltou.
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia