Projeto Amiguinhos do Agro participa do 3° Encontro das Escolas do Campo em Peirópolis

O Projeto Amiguinhos do Agro marcou presença no 3º Encontro das Escolas do Campo, realizado em Peirópolis, a convite da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, como desdobramento da parceria já firmada com as escolas do campo da rede municipal. A participação integrou um processo formativo em andamento, aproximando universidade, educação básica e comunidade.
Ao longo da programação, as crianças apresentaram produções desenvolvidas durante o semestre, como poesias autorais, releituras dos personagens do projeto e atividades lúdicas sobre educação ambiental, cuidado com os animais, inclusão e diversidade. O encontro também contou com a participação de estudantes de Medicina Veterinária da Uniube, ao lado do professor Dr. Cláudio Yudi, além de ações culturais, como as caricaturas ao vivo do cartunista Toninho, e o apoio pedagógico contínuo às escolas, com a entrega de livros às instituições e às crianças, fortalecendo o trabalho em sala e o vínculo com a leitura em casa.

“A participação neste evento foi fundamental para ampliar o alcance do projeto, especialmente no meio rural, embora também estejamos avançando para a área urbana. O objetivo é chegar às escolas que ainda não receberam o projeto e, ao mesmo tempo, ouvir o retorno daquelas que já participaram. Esse feedback é extremamente importante, pois nos permite obter métricas sobre o conteúdo que estamos levando às escolas, especialmente a partir do trabalho desenvolvido pela Cinayana, que consideramos parte fundamental do nosso time pedagógico, em parceria com os professores da rede. A partir das apresentações realizadas pelos alunos, conseguimos avaliar o impacto do projeto, entender os resultados alcançados e, se necessário, redefinir rotas ou repensar metodologias”, avalia um dos idealizadores do projeto Amiguinhos do Agro, Francisc Henrique Silva.
O sentido dessa atuação está diretamente ligado ao diálogo permanente com a educação básica. “Acompanhar esse momento ao lado das professoras e das crianças é o que dá sentido ao nosso trabalho. O Projeto Amiguinhos do Agro nasce e se fortalece no diálogo com a educação básica. Ver as crianças apresentando suas poesias, releituras e aprendizados, fruto de um trabalho construído coletivamente ao longo do semestre, nos mostra que a educação ambiental, a arte e a alfabetização caminham juntas. Meu coração transborda de alegria, porque acreditamos que só há sentido em qualquer projeto educativo quando ele caminha com as crianças e com as professoras que estão diariamente na escola”, comemora a pedagoga e uma das idealizadoras do projeto Amiguinhos do Agro, Cinayana Correa.

Para o médico-veterinário e integrante do projeto, Cláudio Yudi, participar do encontro das escolas do campo em Peirópolis foi uma experiência muito especial. “As crianças das escolas do campo já convivem de perto com a natureza e conhecem muitos dos animais silvestres que fazem parte do nosso Cerrado. Por isso, é fundamental que também saibam que esses animais, quando estão feridos ou debilitados, são resgatados e recebidos no Hospital Veterinário da Uniube (HVU), onde passam por atendimento especializado realizado por médicos-veterinários e estudantes em formação. Essa parceria entre comunidade, escola e órgãos ambientais é muito importante para garantir que mais animais silvestres tenham a chance de ser reabilitados e devolvidos ao seu habitat. Também destacamos que alguns dos animais apresentados no Projeto Amiguinhos do Agro foram atendidos no Hospital Veterinário, como a arara Marta, a jiboia Freya e a tartaruga Jenny, o que aproxima ainda mais as crianças da realidade da conservação e do cuidado responsável com a fauna do Cerrado. Nosso objetivo é inspirar essa nova geração a continuar preservando a natureza e valorizando a vida em todas as suas formas sempre em parceria com o Agro", finaliza.
Ao integrar saberes locais, cultura do campo, linguagens artísticas e educação formal, o Projeto Amiguinhos do Agro reafirma seu compromisso com uma educação contextualizada, sensível e transformadora, alinhada às diretrizes da Educação do Campo, às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à construção de experiências pedagógicas significativas desde a infância.