HVU recebe escolas do campo para formação inicial do projeto Amiguinhos do Agro

No último sábado, dia 9, o projeto Amiguinhos do Agro deu início a mais uma etapa de implementação junto à rede municipal de ensino de Uberaba. Integrantes do projeto realizaram uma formação inicial com professores e equipes gestoras de algumas escolas do campo vinculadas à Secretaria Municipal de Educação.
A iniciativa integra uma das fases do projeto voltada à formação docente, com o objetivo de fortalecer a parceria entre as escolas e o projeto, promovendo formação continuada, práticas interdisciplinares e experiências pedagógicas significativas, com foco na alfabetização, arte, sustentabilidade e educação ambiental.

“Foi um dia especial para nós no Hospital Veterinário da Uniube. Nesta etapa, recebemos professores e coordenadores das escolas do campo de Uberaba, para apresentar a proposta do projeto, realizar um tour pelo hospital e permitir que conheçam de perto alguns dos personagens e espaços que farão parte das histórias que serão trabalhadas com os estudantes. Essa é a primeira ação de um trabalho que pretendemos expandir para diversas regiões do Brasil, começando, naturalmente, por Uberaba. A iniciativa busca atualizar as escolas e seus materiais didáticos sobre temas relacionados ao agronegócio brasileiro, com uma abordagem pedagógica que conecta teoria, prática e a realidade local”, explica o diretor de Relações Institucionais da Universidade do Agro, Francisc Silva.
Para a assessora pedagógica da Universidade do Agro, Cinayana Silva Correia, o envolvimento das escolas e a consolidação da parceria permitem agora ampliar as ações diretamente com os educadores. “Após esta formação inicial, o projeto terá desdobramentos nas escolas participantes por meio da realização de atividades lúdico-pedagógicas com os estudantes, desenvolvidas a partir de temas que dialogam com as necessidades das instituições e com os objetivos do projeto Amiguinhos do Agro. Os professores contarão com o apoio da equipe do projeto, que acompanhará o planejamento e a execução das ações, promovendo diálogo, escuta ativa e construção colaborativa com as equipes escolares”, explica.

"Para nós, receber esse convite foi muito gratificante. Nós já desenvolvemos um trabalho com os alunos em tempo integral, relacionado ao campo, e inserir o Amiguinhos do Agro foi extremamente importante para o desenvolvimento pedagógico das crianças. Os professores estão muito satisfeitos e felizes por conhecer o projeto e poder levar esse conhecimento para os nossos alunos", enaltece a diretora da Escola Minicipal Sebastião Antônio Leal, Miriam Daniela Rodrigues.
Clique aqui e confira como foi esse encontro no HVU.