Pular para o conteúdo principal

Egressos da Universidade do Agro apresentam startup na FEMEC 2025

Egressos da Universidade do Agro apresentam startup na FEMEC 2025

Com aporte de R$ 25 mil, a startup O.Coxo desenvolve seu MVP com foco em inovação no setor agropecuário

Durante a FEMEC 2025, egressos dos cursos de Gestão do Agronegócio da Universidade do Agro apresentaram uma startup inovadora voltada à automatização da distribuição alimentar no confinamento de bovinos. O.Coxo é assinado pelos egressos Fernando Couto e Pedro Henrique da Silva Ribeiro, e pelo aluno de Medicina Veterinária, João Mateus. O projeto teve início há cerca de um ano, com o apoio da Unitecne (Incubadora de Empresas da Uniube) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

“Tivemos algumas aulas voltadas para a pecuária, mas nossa intenção sempre foi entregar algo a mais para o mercado, especialmente envolvendo tecnologia - afinal, não dá mais para fugir disso. Observando outras produções, como a de suínos e aves, identificamos um gargalo importante na escala de produção e na distribuição alimentar para confinamentos bovinos. Foi aí que começamos a pesquisar e entender se era viável desenvolver uma solução e se fazia sentido no cenário atual. Encontramos na Uniube a Unitecne, que é a incubadora de empresas da universidade, e desde o início tivemos o objetivo de criar uma empresa, independentemente do ramo. A Unitecne foi fundamental nesse processo. Nos primeiros seis meses, passamos pela fase de pré-incubação, que nos ajudou a entender o mercado, fazer pesquisas e validar nosso projeto. Depois, conseguimos ingressar no Inova Lácteos, um programa de fomento que está nos ajudando a desenvolver nosso primeiro protótipo. Apresentar esse projeto aqui na FEMEC está sendo uma experiência incrível! É muito diferente estar do outro lado, como expositor. A gente sempre vinha para ver as novidades, mas agora está aqui mostrando o que construímos. Estou muito feliz com tudo isso. A equipe da Universidade do Agro deu um grande apoio, assim como o pessoal do Sebrae. A gente só tem a agradecer. Está sendo sensacional!”, comemora o egresso do curso de Gestão do Agronegócio, Fernando Augusto Carvalho Couto.

Clique aqui e confira o vídeo em nossas redes sociais.

Recentemente, a StartUp O.Coxo foi incubada pelo programa Inova Lácteos. “Estamos com um aporte de R$ 25 mil para desenvolver nosso MVP, o nosso produto mínimo viável. Estamos no início do processo e queremos criar um modelo otimizado, já integrando recursos de dados e automação - elementos que pretendemos ampliar quando a esteira for implantada em larga escala. A ideia é começar pequeno, com algo bem funcional e enxuto, mas que represente fielmente o que queremos entregar no futuro. Essa estrutura que estamos apresentando aqui na feira é justamente o conceito do projeto. Essa esteira será responsável por distribuir automaticamente a alimentação no confinamento leiteiro, um processo que hoje ainda é todo manual. Nossa proposta é automatizar tudo e criar uma solução eficiente para propriedades que trabalham com 100 a 150 metros de estrutura. Nosso foco está voltado especialmente ao produtor de leite”, explica o egresso do curso de Gestão do Agronegócio, Pedro Henrique da Silva Ribeiro.

Compartilhar:

Copiar link

Mais sobre Mercado de Trabalho

  • Capa da notícia
    carolina oliveira
    Polo de Silvânia firma parceria com Senar e FAEMG para capacitação de alunos
    Ler Notícia >