O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei em vigência desde 25 de junho de 2014 e estabelece diretrizes, metas e estratégias para os próximos dez anos da Educação brasileira. O atual documento apresenta um conjunto de metas e estratégias que contemplam todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, desde a Educação Infantil até a Pós-graduação, além de estabelecer diretrizes para a profissão docente. As reformulações ocorridas no ensino, pautadas nos princípios e objetivos educacionais através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e agora pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçam que estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes e nas diversas regiões do planeta (BNCC, 2018). Baseando-se nesses pressupostos educacionais, o Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia se propõe a estimular a formação continuada dos professores de Geografia, pedagogos e áreas afins que tenham interesse atuar na docência ou ampliar seus conhecimentos e adotar estratégias diversificadas no seu campo de atuação. O curso oportuniza a seus pós-graduandos o desenvolvimento de competências e habilidades significativas que contribuam efetivamente para a construção de um processo de ensino-aprendizagem reflexivo e atuante em um contexto educacional que exige um profissional qualificado na sociedade na qual está inserido. O curso "Metodologia do Ensino de Geografia" oferece conhecimentos didáticos, metodológicos e pedagógicos para que o docente possa desenvolver suas habilidades e competências de forma coerente e que atenda as necessidades de uma formação significativa e de qualidade no cotidiano da sala de aula.
PÚBLICO-ALVO
Licenciados em Geografia, Pedagogos e Professores que procuram ampliar a sua área de conhecimento.
OBJETIVOS
Formar o professor de Geografia, atuante em qualquer modalidade de ensino, cuja competências e habilidades serão desenvolvidas ao longo dos estudos.