Agronomia - Presencial

O que é o curso de Agronomia ?

A Agronomia, também chamada de Engenharia Agronômica, representa a ciência e os princípios que regem a prática da agricultura. Seu estudo envolve áreas das ciências exatas, ciências naturais e ciências sociais, abrangendo tudo o que se refere à natureza e à interação de seres vivos com o ambiente e as tecnologias aplicáveis, possibilitando o exercício de uma carreira profissional plenamente promissora e bem sucedida.

A Agronomia é exercida pelo Engenheiro Agrônomo, após a obtenção do Diploma de graduação em instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação ¿ MEC.
O Curso Superior de Agronomia é um Bacharelado com duração de cinco anos e abrange, além das aulas teóricas, também aulas e atividades práticas, de campo e de laboratório. Durante o Curso são desenvolvidas diversas práticas pedagógicas tendo como princípios:

- O respeito à fauna e à flora;
- A conservação e a recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
- O uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
- O emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e
- O atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais da área.

O Curso de Agronomia proporciona a construção de uma carreira extremamente satisfatória para todos aqueles que apreciam e que mantêm um forte vínculo com as atividades desenvolvidas no campo. Uma profissão que sempre foi valorizada pela importância que representa em um dos segmentos mais importantes para a economia

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Agronomia ?

O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários mundiais. O agronegócio brasileiro é o maior player do comércio internacional, responsável pela produção de excedentes cada vez maiores, conquistando, cada vez mais, novos mercados e expandindo as fronteiras comerciais globais. Isso se deve também ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de Agronomia, cuja atuação é extremamente requisitada em todo este segmento e também em inúmeros outros.

Quem possui graduação em Agronomia pode atuar em diversos segmentos, públicos e privados. É possível atuar na indústria de alimentos, na pesquisa, no desenvolvimento de novos produtos, na gestão de qualidade, na prestação de serviços sob as mais diversas modalidades, desde a consultoria, a assessoria, como profissional autônomo, seja como prestador de serviços técnicos de manejo de solo, adequação de
agrodefensivos, receituários, laudos e perícias. A formação também possibilita a carreira acadêmica, seja como pesquisador, seja como professor universitário.

Em qualquer das inúmeras possibilidades de atuação que a formação em Agronomia proporciona, o profissional Agrônomo é cada vez mais demandado e valorizado.

Qual é o perfil do egresso do curso de Agronomia ?

A Universidade de Uberaba/UAgro, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Engenharia Agronômica (Agronomia) busca formar um profissional que tenha:

- Sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
- Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
- Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e
- Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, frente às novas situações que se apresentem no contexto da profissão.

O Curso de Agronomia da Universidade de Uberaba/UAgro possibilitará a formação de um profissional com as seguintes competências e habilidades, com capacidade de:

- Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar, técnica e economicamente, projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
- Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação
e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
- Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
- Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
- Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
- Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, exper
[Agronomia - Presencial]
  • Modalidade: Presencial
  • Data de Ínicio: Imediata
  • Carga Horária: 4335 horas/aulas
  • Duração do Curso: Prazo mínimo de 60 meses.
  • Titulação: Graduação
  • Turno: Livre
  • Área: Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária
  • Responsável: Ana Cláudia Chesca ( Email )
Faça sua inscrição agora
Curso de Graduação em Agronomia - Bacharelado - Criado pela Resolução CONSUN/UNIUBE nº 190/23 de 31/10/2023.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DisciplinaCarga Horária
MULTIDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS54
CITOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL72
INFORMÁTICA APLICADA54
EXPRESSÃO GRÁFICA54
QUÍMICA TECNOLÓGICA66
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS48
MORFOLOGIA, BOTÂNICA E SISTEMÁTICA VEGETAL84
TOPOGRAFIA54
QUÍMICA INORGÂNICA E FÍSICO QUÍMICA72
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO84
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS54
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE96
TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO69
GENÉTICA E MELHORAMENTO VEGETAL54
BIOCLIMATOLOGIA39
BIOESTATÍSTICA54
QUÍMICA ORGÂNICA72
FÍSICA108
FELICIDADE E BEM-ESTAR96
EXTENSÃO72
GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO54
FISIOLOGIA VEGETAL84
HIDRÁULICA AGRÍCOLA E PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS54
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA69
ZOOLOGIA96
DEFENSIVOS AGRÍCOLAS54
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA69
FERTILIDADE DOS SOLOS75
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM54
MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA69
AVICULTURA E SUINOCULTURA69
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR84
ATIVIDADES COMPLEMENTARES72
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO69
MÁQUINAS E MACANIZAÇÃO AGRÍCOLAS57
FITOPATOLOGIA AGRÍCOLA57
PROPAGAÇÃO E MELHORAMENTO DE PLANTAS57
NUTRIÇÃO ANIMAL E FORRAGICULTURA84
TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECURÁRIA54
MANEJO DE PLANTAS INVASORAS72
ADUBAÇÃO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS54
GRANDES CULTURAS I: SOJA E MILHO84
AGROMETEREOLOGIA39
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA48
ECONOMIA E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO54
GRANDES CULTURAS II: ARROZ, FEIJÃO E TRIGO84
FRUTICULTURA72
PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES84
PROJETOS CONSTRUTIVOS RURAIS E AMBIÊNCIA54
EXTENSÃO72
TECNOLOGIAS E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS72
ARMAZENAMENTO DE GRÃOS84
GRANDES CULTURAS III: CANA-DE-AÇÚCAR E CAFÉ84
PAISAGISMO, FLORICULTURA, PARQUES E JARDINS69
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I105
EXTENSÃO72
OLERICULTURA60
MANEJO E PRODUÇÃO DE SISTEMAS FLORESTAIS84
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II150
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO54
PLANEJAMENTO, PROJETOS E PERÍCIAS AGROPECUÁRIAS93
BIOTECNOLOGIA54


Universidade do Agro - Semear conhecimento para alimentar o mundo

A Universidade do Agro é um projeto estratégico da UNIUBE, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado.

Em 1947 o governo federal autorizou a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. No ano de 1972, as faculdades isoladas se uniram em uma única sigla, FIUBE, Faculdades Integradas de Uberaba.

O reconhecimento como Universidade veio em 1988, pelo Ministério da Educação, isso deu a instituição autonomia para a criação de novos cursos e a Universidade de Uberaba pode ampliar ainda mais seus cursos e atuação.

Em 1997 a Universidade passou a ofertar o programa de pós-graduação, o Mestrado em Ciências de Valores Humanos e o Mestrado em Educação e especializações em diversas áreas. A Universidade de Uberaba está credenciada como Instituição de pesquisa junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e possui projetos aprovados pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, além de outros organismos de fomento.

Em 2000, a Universidade de Uberaba colocou em funcionamento o seu Programa de Educação a Distância - EAD integrado ao Instituto de Formação de Educadores, oferecendo, inicialmente, especialização em Cafeicultura Irrigada.

A comunidade acadêmica da Universidade conta com vários programas de apoio, criados para dar suporte as atividades de docentes e discentes. Funcionam os programas de Tutoria, Iniciação Científica, Apoio à Pesquisa, Monitoria e o PAE -Plano de Atenção ao Estudante - que oferece ao universitário, assistência jurídica, atendimentos em diversas áreas do conhecimento.

Em 2022, nas comemorações dos 75 anos de fundação da UNIUBE é lançado o projeto Universidade do Agro, o mais completo ecossistema educacional ligado ao agronegócio brasileiro, com cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres, consultoria, pesquisa e projetos já em andamento em países sul-americanos e africanos.

Quer saber mais sobre este produto? Entre em contato com a gente agora mesmo!


[Gestão Ambiental]
Gestão Ambiental
Encontre seu pólo
Engenharia, Produção e Construção
Superior
EAD
5.0
0.00 13426.56 Por R$ 13426,56
[Ciências Contábeis]
Ciências Contábeis
Encontre seu pólo
Negócios, Administração e Direito
Superior
EAD
5.0
0.00 25911.36 Por R$ 25911,36
[Medicina Veterinária - Presencial]
Medicina Veterinária - Presencial
Encontre seu pólo
Agricultura, Silvicultura, Pesca e VeterináriaSaúde e Bem-Estar
Superior
Presencial
5.0
0.00 65940.00 Por R$ 65940,00