Zootecnia - Presencial


O que é o curso de Zootecnia ?

A Zootecnia é a ciência que estuda a criação, conservação e produção de animais com vistas ao melhoramento, nutrição, fisiologia, morfologia e anatomia de animais. O uso sustentável dos recursos produtivos também faz parte dos estudos dessa área do conhecimento, assim como os fatores relacionados à exploração racional e sustentável da terra e o bem estar animal, envolvendo os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A Zootecnia é exercida pelo Zootecnista, após a obtenção do Diploma de graduação em Instituição de Ensino Superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação - MEC. O Curso Superior de Zootecnia é um Bacharelado com duração de cinco anos e abrange, além das aulas teóricas, também aulas e atividades práticas, de laboratório e de campo.
O Estudante de Zootecnia da Uniube/UAgro o estudante terá aulas teóricas e práticas presenciais (aulas de campo e em laboratórios especializados) com professores altamente qualificados academicamente (Mestres e Doutores) e também com vasta experiência profissional na área de atuação. Diversas atividades de enriquecimento curricular e metodologias inovadoras também fazem parte do processo formativo do Zootecnista da Uniube/UAgro, com destaque para a multidisciplinaridade e a interrelação entre a Zootecnia, a Agronomia, a Medicina Veterinária e a Gestão do Agronegócio, constituindo um ambiente de aprendizagem extremamente enriquecedor e completo para o Estudante.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Zootecnia ?

O mercado de trabalho para o Zootecnista é amplo e promissor. O profissional Zootecnista pode atuar em diversas áreas das Ciências Agrárias, estando capacitado para:
- Produção, criação e manutenção animal de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, equídeos, aves, peixes etc;
- Gestão do agronegócio, desde o planejamento, organização e controle de atividades agropecuárias;
- Pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a produção, criação e manutenção animal;
- Educação, ensino e pesquisa em Zootecnia;
- Fomento, planejamento, coordenação e administração de programas de melhoramento genético das diferentes espécies animais de interesse econômico e de preservação;
- Atuação na área de nutrição e alimentação animal, respondendo pela formulação, fabricação e controle de qualidade das dietas e rações;
- Administração de propriedades rurais, estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção, ao melhoramento e às tecnologias animais;
- Avaliação, classificação e tipificação de produtos e subprodutos de origem animal, em todos os seus estágios de produção;
- Execução de julgamento, supervisão e assessoria para inscrição de animais em sociedades de registro genealógico, exposições, provas e avaliações funcionais e zootécnicas;
- Planejamento, gerenciamento ou assistência em diferentes sistemas de produção animal e estabelecimentos agroindustriais, inseridos desde o contexto de mercados regionais até grandes mercados internacionalizados;
- Concepção e gerenciamento dos sistemas produtivos de animais contextualizados pela gestão dos recursos humanos e ambientais;
- Atendimento às demandas da sociedade quanto à excelência na qualidade e segurança dos produtos de origem animal, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde pública;
- Elaboração de projetos de instalações zootécnicas;
- Desenvolvimento, administração e coordenação de programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como estar capacitado para atuar nos campos científicos que permitem a formação acadêmica do zootecnista.
Além disso, a demanda por alimentos é cada vez maior, conforme cresce também a população mundial e o Zootecnista contribui significativamente para o atendimento dessa necessidade global, por meio do fomento à segurança alimentar, na medida em que é o profissional que domina os sistemas de produção, criação e conservação animal, atuando em todas as cadeias produtivas animais e nos manejos aplicados ao planejamento agropecuário.

Qual é o perfil do egresso do curso de Zootecnia ?

O perfil do egresso do Curso de Zootecnia da Uniube/UAgro caracteriza-se pela competência acadêmica e técnica aliadas a uma visão ética e responsável. Os profissionais formados serão agentes de transformação no setor agropecuário, capacitados para tomar decisões estratégicas, promover o bem-estar anima. E contribuir para a segurança alimentar.
Para isso, o graduado em Zootecnia será um profissional com sólidos conhecimentos nas áreas do agronegócio, apto a planejar, gerenciar, coordenar, administrar e assistir os mais diversos sistemas de criação, conservação e produção animal e também estabelecimentos agroindustriais, por meio do desenvolvimento das seguintes habilidades e competências para o exercício profissional na Área:
- Conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência técnica, econômica e ecológica;
- Aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;
- Projetar e conduzir pesquisas, interpretar e difundir os resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços;
- Identificar problemas e propor soluções;
- Desenvolver e utilizar novas tecnologias;
- Gerenciar, operar e manter sistemas e processos;
- Conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial;
- Compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário;
- Conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais do seu campo de atuação.

[Zootecnia - Presencial]
  • Modalidade: Presencial
  • Data de Ínicio: Imediata
  • Carga Horária: 4266 horas/aulas
  • Duração do Curso: Prazo mínimo de 60 meses.
  • Titulação: Graduação
  • Turno: Livre
  • Área: Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária
  • Responsável: Evandro José Rigo ( Email )
Faça sua inscrição agora
Curso de Graduação em Zootecnia - Bacharelado - Criado pela Resolução CONSUN/UNIUBE nº 190/23 de 31/10/2023.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
MULTIDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS54
BIOQUÍMICA ANIMAL E BIOFÍSICA114
CITOLOGIA, HISTOLOGIA, EMBRIOLOGIA VETERINÁRIA114
INFORMÁTICA APLICADA54
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS48
ANATOMIA DESCRITIVA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS114
FISIOLOGIA I69
MATEMÁTICA INTRODUTÓRIA E RACIOCÍNIO LÓGICO84
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA69
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE96
MORFOLOGIA, BOTÂNICA E SISTEMÁTICA VEGETAL84
TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO69
GENÉTICA E MELHORAMENTO ANIMAL84
FISIOLOGIA II69
QUÍMICA TECNOLÓGICA66
FELICIDADE E BEM-ESTAR96
GÊNESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO54
MELHORAMENTO E CONTROLE ZOOTÉCNICO54
BROMATOLOGIA APLICADA À CIÊNCIAS AGRÁRIAS72
ZOOLOGIA96
BIOCLIMATOLOGIA39
ÉTICA E BEM ESTAR ANIMAL39
BIOESTATÍSTICA54
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR84
FERTILIDADE DOS SOLOS75
ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO ANIMAL72
FORRAGICULTURA E PASTAGENS I87
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I150
ATIVIDADES COMPLEMENTARES72
FORMULAÇÃO E BALANCEAMENTO DE DIETAS E MISTURAS57
MANEJO E GESTÃO AMBIENTAL42
FORRAGICULTURA E PASTAGENS II57
IMUNOLOGIA VETERINÁRIA84
REPRODUÇÃO ANIMAL96
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO69
AQUICULTURA69
NUTRIÇÃO ANIMAL DE NÃO RUMINANTES84
AVICULTURA E SUINOCULTURA69
EQUIDEOCULTURA69
SANIDADE APLICADA NA PRODUÇÃO ANIMAL72
PROJETOS APLICADOS À AVICULTURA E SUINOCULTURA69
NUTRIÇÃO ANIMAL DE RUMINANTES84
BOVINOCULTURA99
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA48
EXTENSÃO72
TECNOLOGIAS DE PRECISÃO AGRÍCOLA E PECURÁRIA54
TECNOLOGIAS E PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS72
ECONOMIA E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO54
APICULTURA57
BOVINOCULTURA APLICADA À ZOOTECNIA69
EZOOGNÓSIA54
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II150
EXTENSÃO72
MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLAS57
ZEBUTECNIA54
PROJETOS CONSTRUTIVOS RURAIS E AMBIÊNCIA54
PLANEJAMENTO, PROJETOS E PERÍCIAS AGROPECUÁRIAS93
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO54



Universidade do Agro - Semear conhecimento para alimentar o mundo

A Universidade do Agro é um projeto estratégico da UNIUBE, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado.

Em 1947 o governo federal autorizou a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. No ano de 1972, as faculdades isoladas se uniram em uma única sigla, FIUBE, Faculdades Integradas de Uberaba.

O reconhecimento como Universidade veio em 1988, pelo Ministério da Educação, isso deu a instituição autonomia para a criação de novos cursos e a Universidade de Uberaba pode ampliar ainda mais seus cursos e atuação.

Em 1997 a Universidade passou a ofertar o programa de pós-graduação, o Mestrado em Ciências de Valores Humanos e o Mestrado em Educação e especializações em diversas áreas. A Universidade de Uberaba está credenciada como Instituição de pesquisa junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e possui projetos aprovados pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, além de outros organismos de fomento.

Em 2000, a Universidade de Uberaba colocou em funcionamento o seu Programa de Educação a Distância - EAD integrado ao Instituto de Formação de Educadores, oferecendo, inicialmente, especialização em Cafeicultura Irrigada.

A comunidade acadêmica da Universidade conta com vários programas de apoio, criados para dar suporte as atividades de docentes e discentes. Funcionam os programas de Tutoria, Iniciação Científica, Apoio à Pesquisa, Monitoria e o PAE -Plano de Atenção ao Estudante - que oferece ao universitário, assistência jurídica, atendimentos em diversas áreas do conhecimento.

Em 2022, nas comemorações dos 75 anos de fundação da UNIUBE é lançado o projeto Universidade do Agro, o mais completo ecossistema educacional ligado ao agronegócio brasileiro, com cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres, consultoria, pesquisa e projetos já em andamento em países sul-americanos e africanos.

Quer saber mais sobre este produto? Entre em contato com a gente agora mesmo!


[Comércio Exterior]
Comércio Exterior
Encontre seu pólo
Saúde e Bem-Estar
Superior
EAD
5.0
0.00 14086.32 Por R$ 14086,32
[Gestão Ambiental]
Gestão Ambiental
Encontre seu pólo
Engenharia, Produção e Construção
Superior
EAD
5.0
0.00 13426.56 Por R$ 13426,56
[Marketing]
Marketing
Encontre seu pólo
Negócios, Administração e Direito
Superior
EAD
5.0
0.00 13426.56 Por R$ 13426,56