Universidade do Agro - Semear conhecimento para alimentar o mundo
A Universidade do Agro é um projeto estratégico da UNIUBE, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense, remonta ao ano de 1940, quando Mário Palmério funda o Lyceu do Triângulo Mineiro. Com essa iniciativa, o educador dava os primeiros passos na direção de um projeto muito mais ousado.
Em 1947 o governo federal autorizou a abertura da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. No ano de 1972, as faculdades isoladas se uniram em uma única sigla, FIUBE, Faculdades Integradas de Uberaba.
O reconhecimento como Universidade veio em 1988, pelo Ministério da Educação, isso deu a instituição autonomia para a criação de novos cursos e a Universidade de Uberaba pode ampliar ainda mais seus cursos e atuação.
Em 1997 a Universidade passou a ofertar o programa de pós-graduação, o Mestrado em Ciências de Valores Humanos e o Mestrado em Educação e especializações em diversas áreas. A Universidade de Uberaba está credenciada como Instituição de pesquisa junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e possui projetos aprovados pela Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, além de outros organismos de fomento.
Em 2000, a Universidade de Uberaba colocou em funcionamento o seu Programa de Educação a Distância - EAD integrado ao Instituto de Formação de Educadores, oferecendo, inicialmente, especialização em Cafeicultura Irrigada.
A comunidade acadêmica da Universidade conta com vários programas de apoio, criados para dar suporte as atividades de docentes e discentes. Funcionam os programas de Tutoria, Iniciação Científica, Apoio à Pesquisa, Monitoria e o PAE -Plano de Atenção ao Estudante - que oferece ao universitário, assistência jurídica, atendimentos em diversas áreas do conhecimento.
Em 2022, nas comemorações dos 75 anos de fundação da UNIUBE é lançado o projeto Universidade do Agro, o mais completo ecossistema educacional ligado ao agronegócio brasileiro, com cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres, consultoria, pesquisa e projetos já em andamento em países sul-americanos e africanos.